Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Secretaria do Meio Ambiente celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental

42

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental, data cujo objetivo é a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. A educação ambiental (EA) é um processo que busca desenvolver nos indivíduos e nas coletividades uma compreensão crítica e integrada das questões ambientais, bem como uma capacidade de participar de forma ativa e responsável na solução dos problemas.

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado (SMMA) tem trabalhado o tema da EA de diversas formas: atividades, matérias, capacitações e jogos que envolvem a comunidade escolar e a sociedade em geral. Essas iniciativas buscam sensibilizar, informar e mobilizar as pessoas para a adoção de hábitos e atitudes mais sustentáveis, como o uso racional dos recursos naturais, a separação correta dos resíduos, a preservação da biodiversidade e a valorização da cultura local.

Em 2023, foram realizadas atividades nas escolas EEI Só Brincar, EMEI Delmar Dutra, EMEI Pequenos Passos, EMEF Carlos Barbosa e EMEF Presidente Vargas. Além disso, foram realizadas atividades no Lago Joaquina Rita Bier, Lago Negro, Vila Olímpica da Várzea Grande e em frente a Paróquia de São Pedro, no Centro. A SMMA também redigiu matérias orientativas para a população sobre variados temas: capina química, porte e uso de motosserras, cuidados e proteção aos animais silvestres, entre outros.

Também em 2023, foi lançada a 1º Edição do Álbum de Figurinhas da Fauna e da Flora de Gramado, que foi distribuído para alunos, do quinto ao nono ano das Escolas Municipais, contemplando cerca de 1.800 alunos. Durante o lançamento do Projeto da Fauna Silvestre com o tema ‘The Bichos”, ocorrido em outubro de 2023, foi lançada a 2º Edição do Álbum de Figurinhas, que será distribuído a partir de Fevereiro de 2024, e terá como objetivo atender um número superior de turmas e ainda mais alunos.

A EA é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e ecologicamente equilibrada. Por isso, o dia mundial da educação ambiental é uma oportunidade para refletir sobre o nosso papel como cidadãos e agentes de transformação no cuidado com o planeta.

Crédito: Ascom/PMG

 

Comentários