Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Secretaria da Saúde realiza busca ativa de casos de sarampo e rubéola

45

Até o dia 24 de março, as unidades municipais de saúde, o Hospital Arcanjo São Miguel e a Unimed participam da Mobilização Nacional para busca ativa de casos de sarampo e rubéola. Neste período, os serviços vão entrevistar as pessoas para saber se nos últimos 30 dias tiveram sintomas que poderiam ser de sarampo. A ação tem como objetivos identificar possíveis casos que não tenham tido atendimento médico, além de documentar a ausência de casos nos últimos 30 dias, demonstrando a não circulação do vírus do sarampo.

A Organização Mundial da Saúde sinalizou um aumento expressivo de casos no mundo, principalmente devido às baixas coberturas vacinais. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de Tríplice Viral, que é a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, é de 92,44% das crianças de 1 ano, mas apenas 61,09% delas estão vacinadas com a 2ª dose, que aumenta a imunidade e garante a proteção.

Os sintomas do sarampo são febre, manchas vermelhas no corpo, acompanhadas de um ou mais sintomas como tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Já a Rubéola se apresenta com febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de aumento de gânglios atrás da orelha, na nuca ou pescoço. Qualquer pessoa que nos últimos 30 dias tenha apresentado estes sintomas deve procurar a Vigilância em Saúde para investigação epidemiológica e se necessário, coleta de exames.

A vacina é oferecida nas salas de vacinação municipal nos seguintes esquemas:

– Para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade: Duas doses conforme situação vacinal encontrada;

– Para pessoas de 30 a 59 anos de idade: Uma dose, conforme situação vacinal encontrada;

– Quem já tem 1 ou 2 doses comprovadas, conforme a idade, não precisa se vacinar novamente.

 

Crédito: Ascom/PMG

Comentários