Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Saúde alerta sobre importância da vacinação contra Coqueluche

224
Diante do alerta de um surto de coqueluche na Bolívia e das baixas coberturas vacinais contra esta doença e a possível vinda de turistas destas regiões, a Secretaria da Saúde ressalta a importância de os pais manterem a vacinação de seus filhos em dia.

A coqueluche é uma doença evitável através da vacinação, que está disponível em todas as salas de vacinação do Município para crianças de 2 meses, 4 meses e 6 meses. Os reforços ocorrem aos 15 meses e aos 4 anos com a vacina DTP, também conhecida como tríplice bacteriana, que além de proteger contra coqueluche, também imuniza contra difteria e tétano.

Como a primeira dose desta vacina ocorre aos 2 meses do bebê, o Programa Nacional de Vacinação recomenda que todas as gestantes com mais de 27 semanas de gestação recebam a primeira dose da vacina contra coqueluche, tétano e difteria, através do imunizante chamado dTpa. A vacinação das gestantes protege o bebê porque os anticorpos passam pela placenta, garantindo mais saúde ao recém-nascido. Em bebês pequenos a coqueluche pode ser fatal.

Comentários