Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Saúde alerta para aumento de casos de síndrome gripal em Canela

175

 

Nos últimos dias houve o aumento significativo no fluxo de casos de síndromes gripais em nossa comunidade. Diante desse cenário, é crucial que todos nós ajamos de maneira responsável e consciente para garantir que nosso sistema de saúde possa lidar adequadamente com essa demanda.

A Secretaria de Saúde e o Hospital de Caridade de Canela alertam a população para o aumento de atendimentos de síndrome gripal registrados nas unidades básicas e casa de saúde.

enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela destaca que além dos cuidados básicos utilizados também na prevenção da Covid-19, é importante que a população evite lugares fechados e não compartilhe utensílios de uso pessoal, como copos, talheres e travesseiros. “A situação é realmente preocupante e novamente precisamos contar com a colaboração de todos” destacou.

No Hospital de Canela, o interventor Leandro Gralha fala que a emergência está enfrentando um aumento considerável no número de pessoas que buscam atendimento médico para sintomas gripais leves ou moderados. Essa sobrecarga afeta não apenas a capacidade dos profissionais de saúde em tratar adequadamente os pacientes graves, mas também atrasa o atendimento de outras emergências que requerem cuidados imediatos.

Na segunda-feira (22.5) foram 256 atendimentos, 70% com síndrome gripal. “Estamos fazendo um apelo à população canelense que caso você apresente sintomas gripais leves ou moderados, busquem primeiramente a UBS mais próxima de sua residência. Os postos de saúde estão preparados para fornecer atendimento adequado a casos não emergenciais, como gripes e resfriados comuns” falou Gralha que acrescenta que reservar a emergência hospitalar para casos graves é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos cuidados médicos necessários quando realmente precisarem. “Ao evitar congestionar as emergências com sintomas gripais leves, estamos contribuindo para que aqueles que estão enfrentando condições mais sérias sejam atendidos de forma ágil e eficiente”, ponderou.

O vírus influenza (gripe)

A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevado potencial de transmissibilidade. Existem três tipos de vírus influenza/gripe: A, B e C Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por grandes pandemias. Entre os subtipos do vírus influenza A estão o A (H1N1) e A (H3N2).

Os sintomas da gripe tem início súbito e se apresentam como febre, tosse seca, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça e fadiga. Geralmente têm duração de sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas. No entanto, alguns casos, principalmente em indivíduos com fatores e/ou condições de risco, podem evoluir para um quadro mais grave, conhecido como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), necessitando hospitalização. 

A transmissão do vírus influenza, que provoca a gripe, é mais comum nas estações frias como o outono e o inverno, mas o vírus circula durante todo o ano.

Para prevenir a gripe é preciso:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
  • Se você apresentar sintomas gripais, o uso da máscara está indicado, pois evita que o vírus seja transmitido.

Vacinação contra a gripe

Em Canela, a vacinação contra a gripe está liberada para a população acima dos seis meses de idade. Para se vacinar, basta levar o documento pessoal com foto, cartão SUS, e a caderneta de vacinação. A campanha segue até 31 de maio.

Comentários