Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Prefeitura instala novo protótipo de iluminador de faixa de segurança para teste

1.021

Nesta terça-feira (02) a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, instalou um novo protótipo de iluminador de faixa de segurança na Av. das Hortênsias, na esquina com a Borges de Medeiros. A pasta já havia realizado um teste com o aparelho em outubro de 2022 durante um mês e removeu o mesmo para receber melhorias que foram indicadas pela comunidade.

O secretário Tiago Procópio destaca que “essa é uma ação da administração que visa melhorar a mobilidade urbana. Vamos deixar esse modelo em teste pelos próximos dias e contamos com a colaboração da nossa população para sugestões de melhorias e para que possamos implementar o dispositivo em mais locais futuramente”.

Entenda como funciona o protótipo de iluminador de faixa de segurança

– O pedestre que deseja atravessar, deve apertar o botão amarelo e aguardar a contagem regressiva de 25 segundos;

– Os motoristas devem ficar atentos ao dispositivo, que acenderá uma luz branca na direção da faixa, indicando que o carro deve parar;

– No dispositivo, uma flecha azul vai aparecer indicando que os pedestres podem atravessar a rua. Depois de alguns segundos, o iluminador se apaga até que o botão seja acionado novamente.

Durante os primeiros dias de funcionamento do iluminador, um agente de trânsito estará no local nos horários de pico para tirar eventuais dúvidas de pedestres e condutores sobre o novo dispositivo. É importante destacar que a população deve seguir tendo atenção ao atravessar a rua, lembrando sempre que o pedestre precisa ver e ser visto pelo motorista.

Comentários