Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Jairo Conceição palestra em empresa de Porto Alegre, através da Secretaria de Inovação

123
O mundo digital está em constante evolução, sempre adaptando-se às novas demandas do mercado e às exigências de cada usuário. Contudo, muitas vezes, estas novas tecnologias não se ajustam às necessidades de algumas pessoas, como é o caso do deficiente visual Jairo Conceição, que já navegou por alguns sites conhecidos como o Mercado Livre, Amazon, IFood, etc, encontrando neles algumas carências neste aspecto, que é a acessibilidade digital.

Na Gramado Summit, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Jairo participou de um painel que debateu o tema ao lado do secretário da pasta, Ike Koetz, do vereador Neri da Farmácia e da arquiteta e especialista em acessibilidade Bertha Zanata. Jayro contou suas experiências e falou sobre o que cada site deveria mudar para auxiliar os deficientes visuais.

“Eu sou programador e, ao entrar e analisar sites de grandes empresas, percebo que há uma grande dificuldade em adaptar os seus sistemas para pessoas com deficiência. Os botões interativos como ‘leia mais’, ‘clique aqui’, ‘cadastre’, na maioria das vezes não se ajustam ao voiceover, que é o sistema que usamos para identificar o que está na tela. Além disso, as imagens não estão descritas para identificação e os vídeos não possuem um áudio descritivo.”, comenta Jairo Conceição.

Através do painel, o jovem foi convidado pela empresa de soluções digitais e desenvolvimento de software, Trinca, de Porto Alegre, para fazer uma análise do seu site e apontar melhorias no seu sistema, desta forma fazendo com que a empresa e a sua página na web se torne acessível para todos. Nesta quinta-feira (25), Jairo palestrou na sede da empresa e trouxe os seus relatos para os mais de 50 funcionários.

“O site da Trinca é bastante assertivo e intuitivo. O sistema voiceover consegue ler e identificar tudo o que há na tela, as imagens e botões ainda precisam ser revistos, mas está em um bom caminho”, disse o programador durante a conversa.

“A história do Jairo me foi apresentada ainda na minha estada no Legislativo como vereador. Quando assumi a Secretaria de Inovação, a convite do Nestor e do Luia, eu sabia que poderia auxiliá-lo ainda mais, e por isso trouxe sua história na Gramado Summit, que é um evento que fala sobre inovação e tecnologia. Percebo que a partir daquele momento, portas ao Jairo foram abertas. Ele tem um grande potencial, é um programador fantástico e por isso precisa estar cada vez mais inserido no mercado de trabalho. Essa visita a Trinca destaca ainda mais o talento e persistência deste menino”, finalizou o secretário Ike Koetz.

 

Comentários