Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Grupo da Bahia viaja três dias de ônibus para participar do X Gramado in Concert

157

O X Gramado in Concert, que continua até o próximo sábado (3), está reunindo 400 alunos de 10 países e 22 Estados brasileiros em apresentações por diversos pontos da cidade. Entre os grupos de câmara selecionados para participar do festival, o Quinteto Acauã, da cidade de Teixeira de Freitas, que fica a 800 quilômetros de Salvador, na Bahia, fez uma verdadeira odisseia pelo Brasil para chegar na Serra Gaúcha.

Sem recursos para passagens aéreas, o grupo decidiu fazer o trajeto por via terrestre em ônibus de linha. A aventura de Felipe Pereira, flauta transversal, Gustavo Sucupira, violino, Adrian Rodrigues, violoncelo, Kevin Santos, viola, e Wesley Santana, percussão, começou na quarta-feira (24). Os músicos pegaram o primeiro ônibus com destino a Belo Horizonte, Minas Gerais. Depois, embarcaram para São Paulo. “Nossa chegada em São Paulo foi atrasada. Perdemos o ônibus de São Paulo para Curitiba e tivemos que comprar novas passagens para o grupo. Ficamos desesperados e passamos o valor no cartão de crédito. Depois, vamos dar um jeito de pagar a fatura”, conta Kevin Santos. “Em função da troca das passagens, tivemos que ficar um dia inteiro em Curitiba para pegar o ônibus para Caxias”, completa o flautista.

Após desembarcar na rodoviária de Caxias para pegar o último ônibus em direção a Gramado, mais um transtorno. Em função das obras, a BR-116 está interrompida em Nova Petrópolis. Foi necessário fazer o desvio, o que retardou a chegada do grupo. “Deu quase tudo certo, mas tivemos que pegar o desvio. Só para completar a história”, diz Kevin.

O quinteto fez diversas apresentações ao longo da semana no Gramado in Concert e, em breve, está voltando para casa. “Apesar da longa viagem, está valendo muito a pena a experiência. No âmbito formativo e profissional, o evento não está deixando a desejar. Gramado é uma cidade maravilhosa. Gostaria de agradecer a toda equipe do festival, na pessoa do diretor Leandro Serafim, por ter escolhido o Quinteto Acauã por fazer parte desta emoção”, conclui Felipe Pereira.

O X Gramado In Concert – Festival Internacional de Música é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur, com direção artística de Leandro Libardi Serafim e Allan John Lino. Patrocinador Master: Sulgás. Patrocinador: Vitivinícola Jolimont. Hospedagem Oficial: Laghetto. Apoio: Hasam e RBT Internet. Evento associado: Eurochestries. Agente Cultural: Bis Gestão Cultural. Media partner: Grupo RBS. Apoio institucional: Orquestra Sinfônica de Gramado. Financiamento: Pró Cultura e Governo do Estado Juntos.

MAIS SOBRE O GRUPO

Com o intuito de promover a música brasileira, o Quinteto Acauã é formado por jovens de Teixeira de Freitas, na Bahia. Em seu repertório, está um conjunto de peças do movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna. A filosofia Armorial visa a valorização da cultura nacional, com foco nas Artes Nordestinas e suas raízes populares (literatura, dança, pintura, música, etc.).

Comentários