Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Gramado terá simulado de deslizamento no bairro Piratini

525

Na próxima quarta-feira (31), a Prefeitura de Gramado, em parceria com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, realiza um simulado de desastre de movimento de massa com vítimas e danos materiais e ambientais em decorrência da alta precipitação pluviométrica. Na prática, o exercício vai simular um deslizamento por conta da chuva no bairro Piratini. O simulado acontecerá das 9h às 12h30, reunindo todas as forças de segurança do município e setores da Administração Municipal.

O principal objetivo da atividade é analisar a efetividade do plano de contingência municipal através de um simulado de mesa, ou seja, um teste hipotético e lúdico da preparação, mitigação e resposta em caso de desastre em Gramado. A estrutura da Escola Senador Salgado Filho será utilizada para a instalação de um posto de comando e abrigo para alojar a população hipoteticamente atingida pelo desastre.

O exercício neste formato e dimensão é inédito no estado e está sendo promovido através de iniciativa da Defesa Civil de Gramado. Nesta quarta-feira (24), os agentes que vão participar da ação se reuniram no auditório da Prefeitura de Gramado para alinhar a realização do simulado. “O grande legado dessa ação é o trabalho cooperado entre nossas forças de segurança e a Administração Municipal e já estamos atingindo esse objetivo mesmo antes de realizar o exercício”, destacou o tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul.

Na data do simulado, a Secretaria de Trânsito vai isolar uma parte da Rua Getúlio Vargas, em frente a Secretaria da Assistência Social, e da Rua Ribeiro, ao lado do Ernestão, para estacionamento das viaturas. Não haverá bloqueio de vias.

Vale ressaltar que na quarta-feira (31) haverá uma movimentação incomum de veículos com sirene e formação de grupos, mas a comunidade não precisa se preocupar, pois se trata apenas de um simulado.

Comentários