Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Festival internacional espalha música de qualidade por Gramado

Com atrações em diversos pontos, 10° Gramado in Concert encanta multidões a cada apresentação

177

Com grande presença de público a cada apresentação, o X Gramado in Concert espalha música de qualidade por diversos lugares de Gramado, que é até o próximo sábado (3), a capital da música clássica. Mais de 500 músicos de 10 países e 22 Estados brasileiros estão desfilando seus talentos em concertos de grupos de câmara e de orquestra. O evento começou na sexta-feira (26). O concerto de abertura ficou a cargo da anfitriã, a Orquestra Sinfônica de Gramado, que tocou após a solenidade de abertura.

Sob regência do maestro Leandro Serafim, que também é diretor do evento, a orquestra da casa emocionou o público que lotou o Pavilhão 3 do Centro de Eventos Expogramado. O repertório reuniu obras eruditas nacionais e internacionais, além de obras populares das diferentes regiões do Brasil, mostrando aos alunos estrangeiros a cultura nacional. Em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, o grupo Nani Celloquartet, de Münster, Alemanha, fez uma participação especial no concerto de abertura.

No sábado (27), outra grande atração lotou o Pavilhão 3 do Expo. O concerto da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) encheu os olhos. Os músicos foram aplaudidos de pé ao final do espetáculo. Sob a regência do maestro 1° tenente Paulo Rezende, a OSFAB apresentou um repertório de músicas brasileiras. “Uma das características da Orquestra da Força Aérea Brasileira, que leva Brasil no nome, é tocar música brasileira. Pensamos em trazer um repertório de música de concerto e também trazer a música popular com uma roupagem sinfônica, tocada por orquestra. É uma forma de homenagear o nosso Brasil”, afirma o maestro.

Além dos grandes concertos, o Expogramado conta com apresentações de grupos no auditório e no lounge especialmente montado para o evento. Diariamente, a programação começa às 18h. No primeiro final de semana, tocaram o Quinteto Acauã, da Bahia, o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, o Nani Celloquartet, da Alemanha, e a Orquestra Amare, de Minas Gerais.

O palco da Rua Coberta também está recebendo atrações musicais. Na manhã de sábado (27), o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, fez sua estreia no festival. Na parte da tarde, o concerto com a Orquestra Amare, de Minas Gerais, arrancou aplausos do público. Já no domingo, o grupo Zahir, de São Paulo, tocou pela manhã e o grupo NewChoro, do Ceará, fez apresentação na parte da tarde. O Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará está percorrendo hotéis de Gramado, diariamente, para levar a boa música aos hóspedes durante o café da manhã.

O X Gramado In Concert – Festival Internacional de Música é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur, com direção artística de Leandro Libardi Serafim e Allan John Lino. Patrocinador Master: Sulgás. Patrocinador: Vitivinícola Jolimont. Hospedagem Oficial: Laghetto. Apoio: Hasam e RBT Internet. Evento associado: Eurochestries. Agente Cultural: Bis Gestão Cultural. Media partner: Grupo RBS. Apoio institucional: Orquestra Sinfônica de Gramado. Financiamento: Pró Cultura e Governo do Estado Juntos. Mais informações no site www.gramadoinconcert.com.br.

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA (29)

8h – Concertos Itinerantes com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, em hotéis e pontos turísticos de Gramado

10h – Conhecendo o Festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica B, na Escola Senador Salgado Filho

14h – Conhecendo o Festival, ação formativa para o público e visita guiada ao ensaio da Orquestra Sinfônica A e Camerata de Violões, na Escola Senador Salgado Filho

17h – Concerto com o Quarteto Zahir, de São Paulo, na Rua Coberta

18h – Concerto com o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, no Auditório do Expogramado

19h – Intervalo musical com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, no Lounge GIC no Expogramado

20h – Recital Professores in Concert, no Auditório do Expogramado

Comentários