Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Exposição “Paisagens Urbanas e Naturais” no Saguão do Teatro Municipal

O trabalho é dos alunos do curso de Fotografia Digital do programa UCS Sênior - Campus Hortênsias.

87

 

Na segunda-feira (22) aconteceu a abertura da exposição “Paisagens Urbanas e Naturais” no Saguão do Teatro Municipal, que segue até 3 de junho de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 9h às 11h30, com acesso gratuito.

Os trabalhos são dos alunos do curso de Fotografia Digital do programa UCS Sênior, Campus Hortênsias. “Esta iniciativa faz parte das atividades da Secretaria de Turismo de Canela, através do Departamento de Cultura, onde pretendemos valorizar as ações realizadas no município nas áreas culturais”, salienta o Secretário Gilmar Alves Ferreira.

Durante estes dois últimos semestres, foram trabalhadas pelos alunos participantes, a fotografia de viagens e paisagens, explorando diversos modos de retratar as paisagens naturais como: a grande paisagem, a paisagem íntima, paisagem com detalhes e diversos pontos de vista e enquadramentos.

Outras abordagens como a Paisagem Urbana de locais turísticos e a Fotografia Arquitetônica – permitiram uma diversidade de olhares e técnicas, explorar a luz, o contraste, a arquitetura, a fotografia de interior e características locais de uma cidade.

Cada aluno selecionou livremente duas fotos produzidas e tratadas durante o curso, ou daqui da região da serra, ou de um passeio durante o período das aulas. A variedade de olhares é perceptível na evolução de suas produções, pois além de infinitas vistas retratadas, infinitos olhares também foram possíveis.

Participantes: Bete Pilango, Ciça Lopes, Denise Muller, Giane Rockenbach, João Paulo Alves, Juan Weitz, Lilian Lindorfer, Luiz Carlos de Assis, Lourdes Zanin, Marcia Michaelsen, Pauline Riella, Paulo Scheidt, Rosa Yaeko Matsukawa, Sidio Stahl e Vânia Maria Diório e Vanio Bitencourt.

A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela – Departamento de Cultura, UCS – Universidade Caxias do Sul e SeS Cultura Turismo e Eventos.

Serviço:

Programa UCS Sênior Campus Hortênsias

O Programa UCS Sênior recebe pessoas a partir dos 50 anos. O principal critério, válido para todos os ingressantes, é a vontade de participar e interagir em grupo na realização de atividades que têm como foco principal a Educação e a Qualidade de Vida. A escolha é do aluno, a partir de seus interesses prévios, aptidões e objetivos.

Para ingressar no programa, é preciso escolher dentre as opções de atividades ofertadas na cidade residente e no semestre vigente. As aulas acontecem no formato presencial e no formato online síncrono, conforme a atividade, oportunizando um universo de experiências e possibilidade ao aluno.

A pessoa de idade madura é portadora de muitos saberes e experiências e é capaz de aprender de forma continuada ao longo da vida. Com o início das atividades do Programa UCS Sênior no Campus Universitário da Região das Hortênsias, a comunidade de Canela e Gramado tem a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver.

Curso Fotografia Digital – Prof. Joni (João Mendes)

Ofertado desde 2018, o curso de Fotografia Digital incentiva a prática fotográfica com câmera digital ou celular. A cada semestre são abordados temas diferentes, apresentados fotógrafos brasileiros e estrangeiros, contemporâneos ou da história da fotografia que servem de inspiração para a criatividade e prática. Sem pré-requisito, além de ter mais de 50 anos, as aulas são mescladas com exercícios de criatividade e técnicas de composição, captação e tratamento de imagens no celular ou computador.

Matrículas Permanentes

Pré-requisito: ter mais de 50 anos

Informações e contato: Whatsapp (54) 9 9909-2623 ou (54) 9 9941-8476

https://www.ucs.br/site/extensao/programa-ucs-senior/seja-aluno/hortensias/

Professor:

João Mendes Neto (Joni) é formado em História pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC-SP. Atua na área de fotografia e preservação desde 2000, quando foi coordenador das áreas de Arte & Tecnologia da Fundação Telefônica, incluindo o Núcleo de Memória Telefônica. Atuou como fotógrafo consultor da Unesco e foi superintendente do MIS-SP Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Há 15 anos é diretor da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais com trabalhos na área de conservação fotográfica, digitalização e produção cultural. Atualmente é conselheiro municipal de cultura de Canela na área de Fotografia e Audiovisual. Professor do programa UCS Sênior desde 2018, também é docente no curso de pós-graduação de Conservação de Acervos Bidimensionais na UCS – Universidade Caxias do Sul, ministrando a disciplina de Conservação e Restauro de Peliculas e Suportes Fotográficos.

Exposição:

Saguão do Teatro Municipal de Canela

Praça João Corrêa s/n, Canela – RS

De 23 de maio a 3 de junho de 2023

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Sábados das 9h às 11h30 – gratuito

Comentários