Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Consultor do Prêmio Innovare conhece boas práticas de Canela

Rede de Apoio Cidadã e Casa Vitória foram os programas selecionados

167

O consultor do Prêmio Innovare Marcelo Bertuol esteve em Canela na sexta-feira (7.7) para visita técnica e avaliadora da Prática Rede de Apoio Cidadã e a Casa Vitóriainscritos na 20ª edição da premiação na categoria “Juiz”. Esta é a segunda etapa do certame. Os projetos são de autoria da magistrada Simone Chalela, juíza da 2ª Vara de Canela e desenvolvido pela Prefeitura de Canela, por meio das secretarias municipais e da Associação Coração de Ouro.

Na Prática da Rede de Apoio que tem sua sala junto ao Cidica, Dra. Simone, a presidente da OAB subseção Canela/Gramado Anne Grahl Müller, a assistente social Aneline Schmitt e voluntárias explicaram ao consultor o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos ao longo do ano de 2022. A prática que tem como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social fazendo com que o nível de qualidade de vida das pessoas tenha significativa melhora diminuindo ou findando o auxílio social fornecido pelo ente público.

As famílias atendidas pela rede e alguns palestrantes também participaram da apresentação e deram seu depoimento de como a ação desenvolvida tem mudado a vida de muitas pessoas.

Na Casa Vitória – espaço acolhe mulheres vítimas de violência doméstica – Marcelo conheceu o espaço, ouviu a explanação da Dra. Simone, presidente da OAB Anne, da assistente social Joci Rodrigues, da responsável da Associação Coração de Ouro Natali Brocker e Denise, psicóloga sobre as atividades desenvolvidas.

A assistente social Aneline Schmitt explanou sobre a construção da casa, numa parceria público/privada e o início das atividades, um convênio do Município de Canela com a Associação Coração de Ouro.

“O objetivo é receber mulheres vítimas de violência doméstica, prestando um serviço especializado com o acolhimento, realização de avaliação psicológica e social, além da averiguação da necessidade de abrigamento da vítima e filhos. Existindo esta necessidade, a vítima e filhos são direcionados a Casa Vitória para que recebam vestuário, kit higiene, alimentação e hospedagem até que possam retornar ao lar em segurança, após o afastamento do agressor “, contou Natali.

O acolhimento incentivará a independência, autonomia, e protagonismo feminino. A vítima receberá também apoio jurídico (parceria com a OAB Subseção Canela Gramado) antes da audiência do processo oriunda da medida protetiva, com o devido esclarecimento de seus direitos, e como proceder para assegurá-los, gerando assim uma segurança e empoderamento feminino para mudança do cenário de violência doméstica atual.

“Ter passado em mais uma fase dessa premiação, de âmbito nacional, promovida pelo Instituto Innovare, é muito gratificante para todos nós da Rede de Apoio Cidadã, indicado pela segunda vez e a Casa Vitória” destacou Dra. Simone.

Sobre o Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo. A proposta é mostrar as boas ideias colocadas em prática pelos advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros que se dedicam a buscar alternativas para promover o melhor atendimento à população.

São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Comentários