Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Com wi-fi gratuito, Biblioteca Cyro Martins realiza atividades de incentivo à leitura

103
Desde abril deste ano, através do Gramado Conecta, projeto idealizado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais que instala pontos de wi-fi gratuito em Gramado, a Biblioteca Pública Cyro Martins, um dos locais onde há rede de internet liberada, vem realizando oficinas de incentivo a leitura e fomento a educação e a tecnologia.

Em 2018, ainda na gestão anterior, a biblioteca, que está lotada na Secretaria da Cultura, participou de um edital do Ministério da Cultura que repassou R$ 100 mil a Gramado para a aquisição de um novo mobiliário para o espaço, 59 tablets e contratação da plataforma Árvores de Livros, que é uma biblioteca virtual.

Entretanto, no espaço não havia uma rede de internet capaz de ofertar um bom uso destes materiais. Na gestão Nestor e Luia, foi pensando em maneiras para que a comunidade pudesse usufruir destes equipamentos, fomentando as atividades de incentivo à leitura. Por isso, no projeto Gramado Conecta, a biblioteca foi o primeiro lugar a receber o ponto de wi-fi gratuito.

Desde então, o espaço realiza o encontro do Clube de Literatura Fantástica, quando são realizadas leituras de obras clássicas da literatura mundial e nacional através dos tablets e da plataforma, que teve o seu contrato assinado neste ano.

“Além de viabilizar a realização de projetos culturais, a instalação do wi-fi tem permitido que os usuários não apenas retirem livros para leitura domiciliar, como agora permaneçam e utilizem o espaço da Biblioteca por mais tempo, seja para estudar, realizar pesquisas online ou mesmo para trabalhar de forma remota”, comentou Fernando Fisch, responsável pela Biblioteca Cyro Martins.

“Nós sabíamos da necessidade de usufruir destes materiais, que já estavam guardados há quase cinco anos. Por isso, quando o Gramado Conecta foi desenvolvido, a biblioteca foi o primeiro lugar pensado para ser instalado. E hoje, sabendo que o projeto da Secretaria de Inovação pode auxiliar nessas atividades da Secretaria de Cultura, é extremamente gratificante e me dá orgulho do trabalho que estamos fazendo na atual gestão.” comentou o secretário Ike Koetz.

Comentários