CAPS E CAESM recebem novos instrumentos musicais para oficinas
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (CAESM) são importantes espaços de acolhimento aos pacientes com transtornos mentais e suas famílias. Na última quarta-feira (24) a Secretaria da Saúde entregou para esses serviços novos instrumentos musicais para serem utilizados nas oficinas terapêuticas de musicalização, que contribuem para o desenvolvimento dos usuários.
Essas oficinas contribuem para a efetivação da mudança social acerca da doença mental e para inclusão social de pessoas com transtornos psíquicos no cotidiano familiar e na comunidade. No CAPS, a oficina é ministrada pelo professor e músico Claudio Rogerio Almeida da Silveira e pelo Enfermeiro Lucas Ricieri, já no CAESM, quem ministra as aulas é a psicóloga Daniele Silveira.
Foram adquiridos mais de 50 instrumentos, entre violões, ukuleles, shakers, cajons e flautas. “O objetivo da aquisição destes instrumentos é qualificar ainda mais os momentos terapêuticos como meio de tratamento e promoção da saúde mental. É uma área que tem recebido uma atenção especial da nossa pasta porque sabemos a importância desses atendimentos para toda a comunidade”, diz o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.