Radio Verdes Campos! É do seu jeito! - A melhor radio de Gramado, canela e Regiao

Serviço Família Acolhedora é lançado em Gramado

127

Na última sexta-feira (14) o Executivo Municipal, através da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, realizou o Lançamento do Serviço Família Acolhedora em Gramado. O evento reuniu autoridades municipais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de famílias da comunidade que tem interesse em participar do projeto.

“Esse programa representa um grande passo porque quando a família se propõe a acolher uma criança ou adolescente, ela ajuda a formar um cidadão diferenciado e isso reflete diretamente na nossa sociedade”, destacou o vice-prefeito Luia Barbacovi.

O promotor de justiça de Gramado, Max Guazzelli, destacou que as pessoas precisam conhecer o serviço para entender a sua importância. “É fundamental que todos saibam como é esse serviço e vejam que essa é uma opção melhor do que manter o jovem institucionalizado, por melhor que seja o atendimento das monitoras no abrigo”, comentou.

Após a fala das autoridades, a diretora do Núcleo de Acolhimento e coordenadora do Família Acolhedora de Caxias do Sul, Ingrid Bays, ministrou uma palestra sobre o serviço para tirar as dúvidas dos participantes e contar a experiência do seu município. Pela manhã, Ingrid também realizou uma capacitação com as monitoras do Abrigo Municipal e do Projetos Sapeca.

O que faz uma Família Acolhedora?

O Serviço de Família Acolhedora conta com a participação de famílias que acolhem temporariamente em suas residências, crianças e adolescentes afastados de suas famílias por motivo de violência, negligência e abandono, lhes oferecendo afeto, cuidado e proteção. Essa famílias acompanha o jovem nas atividades escolares, de lazer e atendimentos de saúde, contribuindo para o desenvolvimento saudável do acolhido.

Acolher não é adotar. O acolhido recebe cuidado e proteção da Família Acolhedora até que possa ser reintegrado á sua família biológica ou família substituta. Mais informações através do telefones (54) 3286-1339 ou (54) 98402-0349.

Comentários